
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Escola Campo Largo
A Escola Campo Largo, iniciou suas atividades em caráter experimental a partir de 1969, como Escola de Integração e Recuperação da Criança Excepcional – E.R.C.E., na Sociedade Duque de Caxias, localizada na época na Rua Sete de Setembro, s/nº, no Município de Campo Largo, contando com 21 alunos e 03 professoras. A Senhora Neuza J. Barbosa teve a iniciativa de criar uma Escola Especial devido ter um filho com deficiência.
Em 20 de julho de 1970, foi criada oficialmente a Escola de Integração e Recuperação da Criança Excepcional – E.R.C.E., autorizada a funcionar através do Decreto nº22.136, de 30/12/1970. Com um terreno doado pela Prefeitura Municipal, foi construída a sede própria em 1973, na Rua Rui Barbosa, 848, Centro de Campo Largo – Pr, onde permanece até a presente data.
Para acompanhar às alterações na legislação a escola passou de Escola de Educação Especial para Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, constituindo-se em um dos lócus de atendimento educacional aos educandos que, pelas suas especificidades, demandam, além das adaptações institucionais e flexibilização das condições de oferta, atenção individualizada nas atividades escolares, apoio à autonomia e socialização, por meio de recursos específicos, suporte intensivo e continuado, bem como metodologias e adaptações significativas que a escola precisa ofertar, a fim de tornar-se efetivamente inclusiva. Assim em 7 de junho de 2010 passou a ser chamada de Escola Campo Largo – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade Educação Especial, nome este escolhido pelo colegiado, em homenagem a todos os campolarguenses que ajudaram a e ajudam a Escola, somando esforços com órgãos públicos, para melhor atender os alunos.

Quem somos
Atualmente a escola atende 163 alunos, entre crianças, jovens e adultos, estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências ou transtornos, com déficits significativos, tanto no funcionamento intelectual, como nas relações sociais e de saúde que demandam do contexto escolar práticas pedagógicas que possibilitem apoios contínuos e/ou pervasivos.
Após avaliação, os alunos são matriculados nas etapas e modalidade ofertadas pela Instituição: Educação Infantil, que compreende Estimulação Essencial (0 a 3 anos) e Educação Pré-Escolar (0 a 5 anos); Ensino Fundamental, anos iniciais - 1º e 2º ciclo (6 a 15 anos); Educação de Jovens e Adultos – Fase I, do 1º ao 5º ano, em etapa única a partir de 16 anos.
Os alunos são classificados de acordo com a faixa etária / modalidade de ensino e organizados em turmas conforme o nível de desenvolvimento, e por vezes perfil comportamental. Os alunos frequentam as aulas diariamente, alguns no período da manhã e outros no turno da tarde, sendo esse tempo distribuído em 5 aulas de 50 minutos.
Além do trabalho pedagógico, os alunos recebem ainda atendimentos complementares em: Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem e atendimento médico como: Psiquiatra e Neuropediatra. Cabe ressaltar que estes atendimentos são totalmente gratuitos, não onerando as famílias.